A Cátedra Oscar Sala é uma parceria do IEA com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) no âmbito de convênio entre a USP e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Suas atividades são abertas à participação de professores, pesquisadores e personalidades brasileiras e estrangeiras.
O foco da cátedra é aprofundar o conhecimento sobre a internet, seu funcionamento, suas aplicações e ferramentas. O projeto desenvolvido por Virgílio Almeida a partir de abril de 2022 é dedicado ao estudo do comportamento das interações entre humanos, algoritmos, sistemas de inteligência artificial e robôs enquanto fatores essenciais para a construção de mecanismos de governança digital, de forma a aproveitar os benefícios dos avanços tecnológicos e minimizar seus impactos negativos. (fonte)
Leia mais sobre o projeto Interações Humano-Algoritmo no site do IEA-USP.
Titular da Cátedra Oscar Sala 2022
No dia 25 de abril de 2022, o cientista da computação Virgílio Almeida assumiu como titular da Cátedra com o projeto Interações Humano-Algoritmo.
Professor emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e pesquisador 1A do CNPq, Virgílio Almeida graduou-se em engenharia elétrica na UFMG, obteve o título de mestre em ciência da computação pela PUC-RJ e o de doutor em computação pela Universidade Vanderbilt. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Boston.
É também professor associado no Centro Berkman Klein para Internet e Sociedade da Universidade Harvard, EUA. Na mesma universidade, foi professor visitante na Escola de Engenharia, ocupando a Cátedra Capes-Harvard. Também atuou como professor visitante Fulbright na Universidade de Nova York.
Em paralelo à sua atividade acadêmica, Almeida tem atuado em instituições governamentais ligadas a políticas nas áreas de ciência e tecnologia, como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o CGI.br, Capes e CNPq.
Almeida é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da Academia Nacional de Engenharia (ANE).
(fonte)
Conheça o trabalho realizado pela Cátedra Oscar Sala no Ciclo Simbioses Humano-Tecnologia: